skip to Main Content
Atendimento: 11 3213-8620 • 11 3213-8640 11 98438-9274

Colesterol elevado – quais as causas e como tratar?

O colesterol elevado está associado a um risco aumentado de doenças como infarto e AVC. Para controle, deve-se fazer mudanças alimentares e, em alguns casos, uso de medicações.

Qual a função do colesterol no organismo

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento de diversas células, como as do cérebro, nervos, fígado, pele, coração e intestino. Além disso, ele é necessário para a formação dos hormônios, da vitamina D e dos sais biliares, que ajudam na digestão de gorduras.

Por que algumas pessoas desenvolvem o colesterol alto?

A maior parte do colesterol circulante vem do fígado. Somente 30% do colesterol do sangue é proveniente da alimentação. Assim, os níveis de colesterol dependem muito da capacidade do fígado em removê-lo, e isso é determinado geneticamente. Por isso, se você possui algum parente de primeiro grau com colesterol elevado, é fundamental que você também faça uma avaliação.

Quais os malefícios do colesterol elevado?

O colesterol ruim (LDL) tem a capacidade de se depositar na parede interna das artérias e formar placas, chamadas de ateroma (figura 1). Essas placas podem aumentar ao longo dos anos e causa doenças graves como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica (má circulação nas pernas).

Isto posto, ao diagnosticar um paciente com aumento do colesterol, devem ser solicitados exames de rastreio para identificar se já há placas de gorduras nessas artérias antes que ela se manifeste clinicamente.

Colesterol Elevado | Dra. Raiane Crespo

Figura 1: Demonstração do depósito de colesterol (ateroma) nas paredes das artérias e redução da passagem de sangue.

Como deve ser a alimentação de uma pessoa com colesterol elevado?

A alimentação certamente tem impacto nas taxas de colesterol do sangue. Quem tem o colesterol elevado deve evitar alimentos ricos em gordura saturada. Como exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas, temos os alimentos industrializados (bolachas, sorvetes, bacon, manteiga e frituras) e alguns tipos de óleos (óleo de coco e banha de porco). Assim, deve-se priorizar o consumo de azeite.

Além disso, sabe-se que o consumo de aveia também ajuda a reduzir a absorção de colesterol dos alimentos e, por isso, também deve ser incentivado.

Em relação aos laticínios, a orientação de dar preferência aos itens desnatados ou semidesnatados.

Quem deve usar medicação para controle do colesterol?

Nem todas as pessoas com colesterol elevado precisarão usar medicações. O médico deverá levar em conta diversos fatores para tomar a decisão adequada em relação ao uso de remédios, dentre os quais temos:

  • nível do colesterol
  • presença de outras fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e história familiar de doença cardiovascular
  • antecedente de doenças como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, placas de ateroma nas carótidas, dentre outros.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um endocrinologista

Fonte: www.endocrino.org.br

FAQ

1. Quais os alimentos que reduzem o colesterol?

Alimentos como aveia, linhaça, fitoesterois, e carnes magras (peixes, aves) podem auxiliar na redução do colesterol.

2. Qual o melhor remédio natural para abaixar colesterol?

Infelizmente não há medicações naturais que comprovadamente reduzem o colesterol de maneira significativa. Entretanto, há uma classe de medicações, chamadas estatinas, que são seguras e eficazes.

3. O que faz mal para quem tem colesterol alto?

Os alimentos mais prejudiciais são os que possem gordura saturada, como as frituras, banha de porco, óleo de coco, bolachas, bacon, etc.

Back To Top