skip to Main Content
Atendimento: 11 3213-8620 • 11 3213-8640 11 98438-9274

Acne hormonal

A acne hormonal pode acometer mulheres na idade adulta, com efeitos negativos em sua qualidade de vida e também em aspectos psicossociais. É importante salientar que nem sempre serão identificadas alterações hormonais na mulher adulta com acne, porém, devem ser avaliados os hormônios que podem agravar esse quadro.

Por que acontece a acne?

O desenvolvimento da acne é consequência de uma série de fatores, que podem prevalecer em determinadas mulheres. Um dos fatores é a predisposição genética. Aliado a isso, mulheres com acne hormonal podem apresentar elevação de hormônios masculinos. Somado a esse fator, sabe-se que há mulheres que são mais sensíveis a ação do hormônio em aumentar a oleosidade da pele. Isso explica por que algumas mulheres com acne hormonal podem apresentar níveis normais de hormônios no sangue.

A alimentação também influencia no surgimento da acne. Alimentos com alto índice glicêmico e alimentos ricos em lactose também estão associados a piora do quadro de acne.

Além dos fatores relatados acima, podemos citar também a colonização da pele por bactérias, alterações da composição de lipídios da pele e inflamação da glândula sebácea. Todos esses fatores podem ocorrer em maior ou menor grau em mulheres com acne.

Quais as características da acne hormonal

Não é possível definir acne hormonal somente pelas características clínicas. No entanto, há dois aspectos que são comuns nesse grupo de paciente. O primeiro é que, em geral, a acne se concentra na porção inferior do rosto (queixo e maxilar) – figura 1. O segundo aspecto é que elas tendem a piorar no período pré-menstrual.

Acne Hormonal | Dra. Raiane Crespo

Figura 1: A localização mais comum da acne hormonal é a região inferior da face.

Avaliação clínica e laboratorial da acne hormonal

Na avaliação clínica da mulher adulta com acne, é importante para o médico coletar informações a respeito do ciclo menstrual, excesso de pêlos no corpo em áreas hormônio-dependentes, queda de cabelo, padrão de distribuição de gordura corporal, dentre outros.

No que se refere aos exames laboratoriais, são avaliados os hormônios masculinos e exames relacionados à resistência insulínica.

Caso ocorra a suspeita de doenças como Síndrome dos Ovários Policísticos, pode ser solicitado ultrassonografia de pelve.

Tratamento da acne hormonal

O tratamento da acne hormonal deve ser individualizado, sendo extremamente necessária a participação de um dermatologista com expertise na área.

Como medidas gerais, deve ser incentivada a redução do consumo de alimentos com alto índice glicêmico e derivados do leite.

Em relação ao uso de medicamentos, pode-se utilizar medicações que bloqueiam a ação do hormônio masculino na pele, reduzindo a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Neste caso, a medicação mais usada é a espironolactona.

Uma outra possibilidade é o uso de anticoncepcionais orais combinados. Atualmente, o mercado disponibiliza anticoncepcionais de baixa dose com excelentes efeitos no controle da oleosidade da pele.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um endocrinologista

Fonte:
Adult female acne: a guide to clinical practice. Bagatin E et al. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2019. 
www.endocrino.org.br

FAQ

1. Como saber se a acne é hormonal?

O médico avalia as características clínicas da acne, como localização e fatores de piora. Além disso, são realizados exames hormonais para verificar se há aumento de hormônios masculinos.

2. Qual o melhor remédio para acne hormonal?

O tratamento adequado deverá ser indicado pelo seu dermatologista, com uso de medicações tópicas e orais. O médico endocrinologista também poderá contribuir com o tratamento na correção de distúrbios hormonais.

3. Como controlar a acne naturalmente?

Sabemos que algumas medidas comportamentais são capazes de gerar benefícios nos quadros de acne hormonal. Dentre essas medidas, tem-se: redução da ingesta de alimentos de alto índice glicêmico e ricos em lactose, controle do estresse, melhora da qualidade do sono, controle do peso e prática de atividade física regular.

4. Qual hormônio causa acne?

Os hormônios relacionados ao surgimento da acne são a testosterona, S-DHEA, androstenediona e progesterona.

Back To Top